13 de out. de 2009

Minha opinião porca sobre o @portocainarede

Esses dias rolou uma ação de midia social (eu nunca entendi o conceito disso) chamado Porto Cai na Rede onde vários blogueiros de vários lugares foram convidados para passar alguns dias em Porto de Galinhas.




Objetivo (acredito): gerar mídia espontânea para a praia de Porto de Galinhas (e adjacências, há muita praia boa em volta de Porto) porque afinal das contas, Google é meu pastor e nada me faltará.
E procurando por Porto Cai na Rede no Google temos cerca de 460 mil resultados.

Citando o Eden, um dos organizadores do evento:


Quanto aos números são mais de 2958 citações no twitter indexadas por sistemas que não indexam todas as citações. 
São mais de 135.000 citações no google.
São mais de 126 posts dos convidados/participantes.
A tag #PortoCaiNarede esteve nos TTs nacionais do Twitter por dias afins - chegando inclusive a ser raptado para uso de spam.
A tag "Porto Cai na Rede" foi a 6a. mais buscada/acessada no Flickr em todo mundo durante determinado período de tempo.
O jogo com o Íbis foi transmitido para todo Brasil via streaming.
Matérias sobre a ação foram publicadas em diversos sites, entre eles o próprio IDG Now e sua cobertura foi capa do Globo.com.
A repercussão certamente foi até maior que a planejada e nos deixou satisfeitos demais.



Ou seja, a ação em si é um sucesso já o retorno "real" é algo mais complexo de ser mensurado e nem pode ser mensurado agora, afinal esse é o tipo de ação que leva um tempo para ter massa critica suficiente.

Mas esse não é o ponto aqui... o ponto aqui é comentar como em um marasmo de geladeirinhas ou brindes meia boca, uma ação conseguiu se destacar e mostrar que sim, é possível fazer algo bacana, com aparente retorno e que deixou todos felizes... patrocinadores, organizadores e claro, os convidados.



A industria de turismo tem uma competição ferrenha, seja com o turismo para o exterior, seja interno pois o que não falta são opções de pontos turísticos no Brasil. Tanto que teve uma criatura que pensou de o "Porto" do nome da ação se referia a Porto Seguro (lugar onde 6 entre 10 "formandas" paulistas ganham o que a Maria ganhou atrás da horta. As outras 2 já ganham faz tempo e as 2 restantes são feias demais, ate para adolescentes espinhentos ) e não Porto de Galinhas. Além de muita gente abonada não ter idéia os mimos que alguns resorts de Porto reservam para eles.


Eu não participei, eu não twittei, eu não escrevi post a respeito. Por alguma razão nas entranhas do meu ser... eu fujo de promoções como o diabo foge da Tammy Gretchen pós saida do armario. Mas acompanhei pelo twitter, olhei os blogs participantes... enfim... fiquei atento ao que rolava.

A lista de blogueiros era enorme, alguns que todos conhecem, outros que eu nunca ouvi falar... vários antagonistas até. A idéia diabolicamente simples: pegar os superstars da blogsfera mais alguns que entraram por sorteio e mostrar o que de melhor Porto de Galinhas tem.
E por que a idéia era diabolicamente simples: passar alguns dias, all inclusive, nos melhores resorts de Porto. A combinação cenário paradisíaco + paparicos de resort só pode gerar como resultado uma avalanche de reviews favoráveis, recomendações e coisas do gênero. O que era o objetivo.

Centenas de fotos no Flickr, videos no Youtube, twittadas, e até um casamento. Isso tudo, claro, chama a atenção dos incautos a procura de um lugar para passar as ferias. Eu como paulista que mora em Pernambuco posso dizer: não há como não se maravilhar com algumas das atrações que temos aqui e é quase impossível não recomendar uma passada em Porto de Galinhas. Imagina então se você ficou no Nannai ou no Enotel?

Mas enfim, parabéns aos organizadores da ação, que mostra que nessa internet, que mais parece um cenário de filme de Sergio Leone, quem tem a melhor arma consegue prender o bandido e levar a recompensa.

Claro que agora começa os #mimimi de sempre de gente que perdeu e não se conformou... de gente que não participou e também não se conformou. Gente que escreveu posts com afirmações no mínimo rasas... gente que falou que a ação era para "azelites"... bem, viajar e ficar em Resort não é realmente target de classe D e E, sorry periferia. Eu sei disso porque como dizem você até sai da periferia mas a periferia não sai de você (adaptado) e em um passado não tão remoto, viagem para mim era fazer um bate-e-volta para Bertioga.

Infelizmente eu estava fora quando ocorreu a ação senão eu iria ficar de paparazzi escondido por lá, tirando fotos comprometedoras para vender para os tabloides londrinos.

E como eu li que foi tudo uma maravilha e as picuinhas virtuais não existiram no mundo real... eu sei, sonhar um sonho impossivel, mas até que poderia rolar a partir de agora uns crossovers hein? Tipo Cardodo e Tabet em um Kibedoso ou mesmo o Buchecha com o Felipe Neto... um Pois Bem Remoto.

E btw, eu sei que em Ipojuca nem tudo são flores. Mas uma boa contribuição, se isso te incomoda, é ir lá, se hospedar e gastar os tubos, mandar seus amigos fazerem o mesmo pois isso gera receita para a cidade. E fortalece a industria hoteleira e de serviços que são grandes empregadores.

Ficou interessado? Clique no banner do Porto cai na rede acima (Porto cai na Rede) para ir para a pagina do evento. E eu sei que o Eden e mais o Fabio participaram da organização.

E fico no aguardo para o Tambaba cai na rede!!!

0 comments: